Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras apresenta demandas na área de robótica

Publicado em: 30/11/2018 09:32:03

FOTO STEFERSON FARIA

Durante a Petrobras Expo Robótica, empresas do setor de óleo e gás, fornecedores e institutos de pesquisa se reuniram para mapear oportunidades para aplicação de robôs na indústria

O Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) sediou, entre os dias 27 e 29 de novembro, a 1ª Petrobras Expo Robótica, uma feira com foco no uso e desenvolvimento de robôs.  A iniciativa busca fomentar a pesquisa, apresentar cenários de aplicação e demandas da indústria de óleo e gás. No último dia do evento, a Petrobras apresentou as potenciais demandas da companhia na área de robótica, mapeadas pelas unidades operacionais.  

“Com foco em segurança e produtividade, o principal ganho da feira é a aproximação do ‘ecossistema’ de robótica. Reunir as universidades, que têm a visão do que está no estado da arte, as empresas, com a visão do que é negócio, e as operadoras, que têm as demandas do mercado”,  destaca o gerente das Esteiras Ágeis na Transformação Digital e coordenador do evento Hércules Padilha.

Entre as diversas oportunidades identificadas estão as possíveis soluções tecnológicas para aumentar a segurança nas operações necessárias à instalação, desinstalação e manutenção de sistemas de produção. É possível, por exemplo, substituir trabalhos de mergulho por ROVs (veículos submarinos operados remotamente) e até AUVs (veículos autônomo submarino) que poderão fazer os trabalhos com operação autônoma.  Os drones também podem ser úteis em trabalhos nas alturas e locais de difícil acesso, tornando as operações mais seguras e evitando a exposição a riscos.

A Petrobras identificou, ainda, a oportunidade de utilização de robôs para limpeza de tanques em unidades offshore e para facilitar o acesso a espaços confinados.  Outra demanda é a criação de robôs, ambientalmente seguros, de remoção e captura de coral-sol de cascos de navios e plataformas flutuantes em águas abrigadas e offshore.

Como apoio logístico, foi mapeada a possibilidade de desenvolvimento de drones e embarcações autônomas para transporte de pequenas cargas entre unidades. Drones também poderiam se utilizados em apoio à segurança patrimonial (ações de inteligência e vigilância) e operacional (integridade de dutos, análises de interferência nas faixas etc).

Competição de robôs

Além de promover espaço para conexão e identificação de oportunidades em tecnologia, a Petrobras Expo Robótica promoveu uma competição de robôs entre universitários, realizada em parceria com a CBR/Robocup. Dez equipes selecionadas foram desafiadas a criar robôs e desenvolver algoritmos complexos em apenas três dias.  Na prova final, os estudantes apresentaram as soluções criadas para utilização de robô  em uma “arena” que representava um ambiente industrial. Os robôs eram capazes de localizar equipamentos e executar rotinas de inspeção, reduzindo a exposição a riscos e contribuindo para a segurança das instalações. A equipe que mais se destacou foi a do IME, que conseguiu realizar o desafio no menor tempo. O segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com o IFPB e o IFRJ.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE