Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras tem o melhor nível de controles, aponta levantamento do TCU

Publicado em: 26/11/2018 09:18:47

FOTO JOÃO MÁRIO/AGÊNCIA PETROBRAS

Tribunal de Contas da União pesquisou 287 instituições federais

A Petrobras aparece com o menor Índice de Fragilidade de Controles de Fraude e Corrupção entre estatais, órgãos públicos, agências reguladoras, autarquias e fundações em levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU).  Olhando os gráficos, conclui-se que a pesquisa não encontrou fragilidade de controles de fraude e corrupção na Petrobras a não ser o próprio tamanho da companhia, já que a metodologia adotada considera o "Poder Econômico". Quando se retira esta dimensão econômica e considera-se apenas o "Poder de Regulação", a Petrobras não aparece no mapa de empresas com fragilidades em controles de fraude e corrupção divulgado pelo Tribunal em seu portal no link https://meapffc.apps.tcu.gov.br/

"O ponto de maior Poder Econômico é a Petrobras, que também possui o melhor nível de controle do universo analisado. Entretanto, a estatal se encontra na faixa de exposição alta, devido ao seu alto orçamento de mais 460 bilhões de reais", diz o item 70 do relatório do TCU.

O TCU explica em seu portal que, como parte do trabalho que levou ao mapa, foram construídas metodologias de cálculo dos poderes econômico e de regulação e consolidadas informações sobre a implementação dos controles: Gestão da Ética e Programa de Integridade; Transparência e Accountability; Governança e Auditoria Interna; Gestão de Riscos e Controles Internos; Designação de Dirigentes. A mensuração da implementação dos controles, diz o TCU, foi determinada a partir de um subconjunto de questões do levantamento do Índice Integrado de Governança e Gestão – IGG, do ano de 2018 (acórdão 2699/2018-Plenário), realizado por meio de questionários autoavaliativos.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE