Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras assina compromisso com a Iniciativa Empresarial pela Igualdade

Publicado em: 22/11/2018 19:14:17

FOTO AGÊNCIA PETROBRAS

A Petrobras aderiu nesta quarta-feira (21/11) à Iniciativa Empresarial pela Igualdade, desenvolvida e liderada pela ONG Afrobras e pela Faculdade Zumbi dos Palmares. O compromisso foi assinado pelo diretor executivo de Assuntos Corporativos da companhia, Eberaldo de Almeida Neto, no evento Jornadas da Diversidade, realizado em São Paulo.
“A adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade significa para nós uma importante reafirmação dos nossos compromissos de respeito à igualdade expressos em nossos valores e políticas corporativas. A iniciativa nos trará importantes subsídios para continuarmos a promover e avançarmos ainda mais em práticas relacionadas à igualdade étnico-racial e ao respeito aos direitos humanos com foco na população negra”, disse Eberaldo. “Respeitar os direitos humanos e promover a igualdade de oportunidades, além de ser o certo a ser feito, permite agregar diferentes visões ao processo decisório e impacta positivamente aspectos como produtividade, criatividade e ambiência corporativa”.
Em relação à diversidade étnico-racial, 28% dos empregados da Petrobras se declaram pretos e pardos. A companhia promove continuamente ações de valorização da diversidade junto ao seu público interno.
Com relação às comunidades onde atua, a Petrobras apoia projetos socioambientais que trabalham com a temática da igualdade racial através do Programa Petrobras Socioambiental. Atualmente, há na carteira sete projetos que têm os negros como público prioritário, tais como Teatro do Oprimido, Radiotube Transmídia, Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas e Casulo. A igualdade racial é também tratada como tema transversal por 27 projetos socioambientais que promovem, em suas atividades, oficinas, discussões, palestras e rodas de conversa sobre desigualdades e inclusão.


Iniciativa Empresarial pela Igualdade


A Iniciativa Empresarial pela Igualdade representa uma plataforma de articulação entre aproximadamente 50 empresas comprometidas em buscar um desempenho ainda mais significativo na abordagem do tema, bem como assegurar vantagem competitiva, constituindo-se em um espaço de diálogo do empresariado brasileiro em torno dos seus compromissos com a inclusão, promoção e valorização da diversidade étnico-racial.
Com a adesão à iniciativa, a Petrobras assume os “10 compromissos das Empresas com a Promoção pela Igualdade Racial”. Confira abaixo:

1. Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito e a promoção da igualdade
​2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas as pessoas.
​3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para todas as pessoas.
​4. Sensibilizar e educar para o respeito e a promoção da diversidade racial.
​5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade sobre diversidade racial.
​6. Promover o respeito à diversidade racial na comunicação e marketing.
7. Promover o respeito a todas as pessoas no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
​8. Promover ações de desenvolvimento profissional para se alcançar a igualdade racial no acesso a oportunidades de trabalho e renda.
​9. Promover o desenvolvimento econômico e social na cadeia de valor dos segmentos étnico-raciais em situação de vulnerabilidade e exclusão na cadeia de valor.
10. Promover e apoiar ações em prol da igualdade racial no relacionamento com a comunidade.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE