Petrobras . Agência Petrobras

Projeto patrocinado pela Petrobras recuperou 16 nascentes no sertão do Ceará

Publicado em: 12/04/2018 11:55:30

"No Clima da Caatinga” é um dos projetos do Programa Petrobras Socioambiental

A Petrobras abriu as inscrições para Seleção Pública 2018 do Programa Petrobras Socioambiental com objetivo de contribuir para conservação ambiental e melhorar as condições de vida das comunidades onde atua. Um exemplo de projeto que já faz parte do Programa é “No Clima da Caatinga” que já recuperou 16 nascentes e 96 hectares de Reservas Legais, Áreas de Preservação Permanente (o equivalente a 96 campos de futebol), além de criar duas novas reservas em Crateús, no Ceará, e Burití dos Montes, no Piauí.

O projeto foi selecionado para o Programa Petrobras Socioambiental em 2010 com a proposta de mitigar efeitos do aquecimento global, por meio de ações de conservação e restauração florestal, na Reserva Natural Serra das Almas, localizada na divisa dos dois estados.

Além das ações de proteção e recuperação, o projeto capacitou mais de 1.600 pessoas no uso de tecnologias sustentáveis e mais de 20 mil alunos em atividades de educação ambiental.

Em 2015, o projeto "No Clima da Caatinga", apoiado pela Petrobras, recebeu o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade de melhor iniciativa ambiental do país na categoria “Natureza”. O Prêmio Von Martius, que elege as melhores iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável, é considerado um dos mais importantes na área ambiental e de sustentabilidade no Brasil.

Em sua primeira fase, realizada de 2011 a 2012, a iniciativa contribuiu para evitar a emissão de 152 mil toneladas de gás carbônico, além da captura de 12 mil toneladas de CO2. “A Petrobras tem sido uma parceira fundamental e estratégica na consolidação de ações que visam promover pesquisas e atender maior o número de famílias dessa região tão castigada pela seca”, ressalta o coordenador geral do Projeto No Clima da Caatinga, Daniel Fernandes Costa.

As inscrições de projetos sociais e ambientais serão recebidas até o dia 4 de maio.

“O programa contribui para a conservação ambiental e para melhoria das condições de vida das comunidades onde atuamos. Suas linhas de atuação abrangem temas ambientais relevantes para a indústria de óleo e gás e temas sociais importantes para a promoção do desenvolvimento local”, ressalta a gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Beatriz Espinosa.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.petrobras.com.br/socioambiental Serão aceitos projetos apresentados por entidades privadas sem fins lucrativos de todo o Brasil. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado em novembro deste ano.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE