Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras Distribuidora inicia ampliação e modernização de sua fábrica de lubrificantes

Publicado em: 06/04/2018 10:53:45

Capacidade de produção da linha Lubrax em Duque de Caxias (RJ) aumentará em 55%, para 42 milhões de litros/mês. Projeto deverá gerar até 400 empregos diretos

Líder e “Top of mind” no mercado brasileiro de lubrificantes, com 22,5% de share acumulado em 2017, a linha Lubrax tem potencial para conquistar ainda mais espaço, inclusive no exterior. Para a Petrobras Distribuidora, que recentemente criou uma unidade de negócios específica para a área, um passo importante foi dado neste dia 04/04, com o início das obras de ampliação e modernização da unidade de lubrificantes em Duque de Caxias (RJ). Com duração prevista de 24 meses, o projeto vai aumentar a capacidade instalada em 55%, dos atuais 27 milhões de litros/mês para 42 milhões de litros/mês, e deverá criar até 400 empregos diretos. Estima-se ainda uma arrecadação tributária de cerca de R$ 17 milhões (em ICMS, ISS, PIS e Cofins), além de ganhos sociais para a região da Baixada Fluminense.
Hoje no limite de sua capacidade, após a conclusão das obras a unidade deverá ficar entre as cinco principais do gênero no mundo – já é uma das maiores na América Latina, produzindo quase 900 itens, como óleos, lubrificantes e isolantes para os segmentos automotivo, marítimo, ferroviário e industrial. Além do mercado brasileiro, a linha Lubrax está presente na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
O projeto está em linha com o direcionamento estratégico apresentado na abertura de capital da BR e trará ganhos de eficiência, em requisitos de SMS e na redução de custos operacionais.
Uma visita de campo à fábrica reuniu o presidente Ivan de Sá e diretores da BR, além de lideranças das empresas contratadas para conduzir o projeto. Para Arthur Rocco, gerente executivo de Mercado de Lubrificantes, o redimensionamento das instalações permitirá continuar ampliando o atendimento à demanda projetada para a linha Lubrax:
“Nos últimos anos a BR lançou, entre outros produtos, o Lubrax Avante (óleo sintético para motores a diesel), o Lubrax Extremo (para veículos leves a diesel), o Lubrax Unitractor Premium (para máquinas agrícolas), o Lubrax Valora 0W-20 (indicado inclusive para motores híbridos), o Lubrax Supera Flex 5W-40 (para veículos Volkswagen a partir de 2014) e produtos complementares para motos, como fluidos para suspensão, freios e spray para correntes. Deverá se manter a tendência de óleos com viscosidades mais baixas, visando economia de combustível e melhor operação dos motores, cada vez mais compactos e com menores folgas”, explica Rocco.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE