Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras apresentará resultados de gestão de recursos hídricos e projetos socioambientais no Fórum Mundial da Água

Publicado em: 16/03/2018 16:45:20

FOTO DIVULGAÇÃO

Estande da companhia concentrará realização de palestras e exposições

Durante a oitava edição do Fórum Mundial da Água, que acontecerá entre 19 e 23 de março, em Brasília, a Petrobras apresentará resultados de iniciativas adotadas para a gestão de recursos hídricos e efluentes, assim como de projetos socioambientais apoiados pela companhia. A Petrobras foi a primeira empresa brasileira a se associar ao Conselho Mundial da Água (WWC) em 2005. Agora, em 2018, será uma das principais patrocinadoras do fórum e terá um estande no evento, que será sediado pela primeira vez por um país do hemisfério sul e deve atrair um público de 40 mil pessoas.

“Água é essencial à vida e vital para as nossas operações. Investimos em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico visando à racionalização constante do seu uso em todas as nossas instalações. Além disso, atuamos em conservação e recuperação de mananciais por meio de projetos do Programa Petrobras Socioambiental”, destaca o diretor de Assuntos Corporativos da Petrobras, Eberaldo Neto.

Em 2017, somente com iniciativas para reuso de água, a Petrobras atingiu um volume total reutilizado de 25,4 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 12,5% da demanda total de água doce nas instalações. Esse volume reusado, suficiente para abastecer uma cidade de 615 mil habitantes por um ano, permitiu em 2017 uma economia estimada de R$ 24 milhões nos custos de captação de água e lançamento de efluentes.

Entre as práticas de gestão que serão levadas pela Petrobras para o Fórum está o Índice de Risco de Escassez Hídrica (IERH), elaborado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que  permite avaliar a exposição das instalações da Petrobras a riscos de escassez hídrica. A iniciativa será apresentada na sessão temática “Casos financeiros de investimentos em segurança hídrica”, no dia 22/3, às 9h. No dia 20/03, às 9h, representantes da Petrobras participarão da sessão “Conectando cidades com suas bacias hidrográficas para um futuro com segurança hídrica”. Na ocasião, serão compartilhadas as ferramentas utilizadas e os principais resultados obtidos para a companhia e paras as bacias hidrográficas onde está inserida.

No  estande da Petrobras no Fórum Mundial da Água, também serão apresentados alguns dos projetos ligados ao tema água patrocinados pela companhia. Entre 2014 e 2017, o Programa Petrobras Socioambiental investiu mais de R$ 850 milhões em projetos socioambientais. Foram desenvolvidas ações que resultaram em 1,6 milhão de hectares com atividades de conservação, reconversão produtiva e recuperação de áreas degradadas, além da proteção de nascentes e de biodiversidade dessas áreas. Ao todo, serão 26 palestras no estande da Petrobras sobre iniciativas e resultados da companhia na gestão e utilização da água, seus projetos de pesquisas relacionados ao tema e sobre os projetos patrocinados. Os encontros acontecerão pela manhã e à tarde e são abertos ao público.

Confira aqui a programação das palestras.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE