Petrobras . Agência Petrobras

Refinaria de Capuava completa 63 anos de operação

Publicado em: 18/12/2017 14:56:42

FOTO ROGÉRIO REIS

Unidade responde pela comercialização de 30% do volume de combustíveis consumidos na região metropolitana de São Paulo

A Refinaria de Capuava (Recap) completa hoje 63 anos de operação e celebra sua história de sucesso na região do ABC Paulista. Com uma área total de 3,7 milhões de m², a refinaria é responsável pela comercialização de 30% do volume de combustíveis consumidos na região da grande São Paulo, maior mercado consumidor da América do Sul, além de fornecer matérias-primas para empresas do Polo Petroquímico do Grande ABC. Sua presença estimulou e atraiu outras indústrias, formando o que é conhecido hoje como Polo Petroquímico.

“Os números da Recap são sustentáveis e refletem a sua importância para o maior mercado da América do Sul. Ao longo da nossa história, passamos por inúmeros projetos de ampliação e modernização que permitiram que a nossa operação se mantenha com índices de segurança e confiabilidade de padrão internacional”, afirma o gerente geral da unidade, Fernando Tadeu de Castilho.

Atualmente a refinaria processa 100% de petróleo nacional de procedência do Pré-Sal e tem capacidade autorizada diária de 10 mil m³/dia, equivalentes a aproximadamente 63 mil barris de petróleo por dia. Além disso, a unidade é responsável pela produção de 100% da aguarrás do Brasil, produto utilizado principalmente como solvente e também na fabricação de ceras, graxas e tintas.

Produção da Recap em 2017 (até 30/11/2017)

Propeno: 122.585 ton
GLP: 137.845 ton
Gasolina: 1.047.784 m³
Aguarrás: 75.880 m³
Diesel: 1.260.477 m³

Raio-X Recap

Fundação: 18 de dezembro de 1954
Área ocupada: 3,7 milhões de m²
Capacidade de processamento autorizada: 63 mil barris/dia
Principais produtos: gasolina, diesel, GLP, aguarrás e propeno.
Mercados atendidos: Polo Petroquímico do Grande ABC e região metropolitana de São Paulo, considerado o maior mercado consumidor da América do Sul.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE