Petrobras . Agência Petrobras

Exposição sobre patrimônio arqueológico resgatado na obra do Gasoduto Coari-Manaus vai até sexta-feira

Publicado em: 25/10/2017 08:56:52

Termina nesta sexta-feira (27/10), no Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas a exposição “Patrimônios Amazônicos Revelados: A Coleção Arqueológica da Obra do Gasoduto Coari-Manaus”. A mostra, que tem entrada franca, reúne material encontrado durante a construção do gasoduto da Petrobras, que opera interligando a província petrolífera de Urucu à capital do Amazonas. O empreendimento totaliza 663 quilômetros de extensão, com capacidade para de transportar até 5,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

A exposição ressalta a importância e diversidade do patrimônio arqueológico do estado do Amazonas, incentivando seu entendimento e preservação. Pela contribuição para o desenvolvimento desse trabalho, a Petrobras recebeu em junho, a premiação "Amigo do Museu Amazônico". A homenagem destacou instituições que prestaram contribuições significativas para o cumprimento da missão da instituição no fomento às atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre a Amazônia.

Estruturada em dois ambientes, em uma primeira sala, a exposição faz uma introdução ao trabalho arqueológico, apresenta o histórico dessa disciplina na região amazônica e os trabalhos de levantamento e resgate arqueológico desenvolvidos durante a construção do Gasoduto Coari-Manaus. A segunda sala apresenta diferentes materiais (cerâmicos, líticos, botânicos, faunísticos, ósseos e outros) coletados durante os trabalhos de campo. A análise dos achados fortalece o conhecimento sobre os grupos que povoaram a região amazônica no passado.

SERVIÇO

Patrimônios Amazônicos Revelados: A Coleção Arqueológica da Obra do Gasoduto Coari-Manaus
Período: Até sexta-feira 27 de outubro de 2017
Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira
Local: Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas
Endereço: Rua Ramos Ferreira, 1036 - Centro
Ingresso: Entrada franca

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE