Petrobras . Agência Petrobras

Nota de esclarecimento sobre a Refap

Publicado em: 18/08/2017 17:19:36

FOTO FERNANDA FERNANDES/AGÊNCIA PETROBRAS

A Petrobras iniciou em 2014 um estudo de Organização e Métodos de Trabalho (O&M) com o objetivo de avaliar a demanda e frequência das atividades dos técnicos de operação, tanto em condição normal quanto em situação de resposta a emergência, sem alterar os processos, o modo de execução das tarefas ou a natureza do trabalho desses técnicos em relação às condições praticadas anteriormente. A metodologia permitiu a reorganização das rotinas operacionais, distribuindo-as de forma mais homogênea entre os postos de trabalho, com transferência de algumas atividades do horário de turno para o regime administrativo.

Os resultados do estudo começaram a ser implementados em maio de 2017 nas refinarias da Petrobras. Onde necessário, foram realizados remanejamentos de empregados para áreas de maior demanda. No total, 63% das gerências de Operação das refinarias e fábricas de fertilizantes da companhia mantiveram ou aumentaram o número de postos de trabalho, enquanto 37% tiveram redução. Não houve demissões nesse processo, que se baseou unicamente no remanejamento de pessoas. 

Entidades sindicais insatisfeitas ingressaram com ações judiciais exigindo a suspensão da implementação dessas mudanças. Desde 11/08, a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), vem cumprindo decisão judicial de caráter liminar decorrente de pleito apresentado pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS).

A Petrobras está recorrendo da decisão e comunicou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta sexta-feira, 18/8, que está paralisando temporariamente uma das duas unidades de produção de gasolina (Unidade de Craqueamento Catalítico Fluido - UFCC) da Refap a partir de 21/08, para possibilitar o cumprimento da liminar. A paralisação temporária da planta não gera impactos relevantes nos resultados financeiros da companhia. A produção suspensa será compensada por modal marítimo.

A Petrobras reforça seu compromisso com a operação de suas instalações em conformidade com os mais rigorosos procedimentos da indústria de petróleo mundial. A empresa reafirma que o estudo de O&M para a área de Operação das unidades de Refino e Fertilizantes resultou em número de trabalhadores necessário e suficiente para garantir a segurança, confiabilidade e eficiência de suas plantas industriais. 

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE