Petrobras . Agência Petrobras

UTE Sepé Tiaraju completa 15 anos de atividades no Rio Grande do Sul

Publicado em: 24/07/2017 14:53:52

No mês que completa 15 anos, a Usina Termelétrica Sepé Tiaraju (UTE-ST) do Parque Termelétrico Petrobras, localizada no município de Canoas (RS), celebra a produção de 6.582.790 megawatts (MWh) de eletricidade acumulados nesse período, em 48.169 horas de operação. 

A Usina Sepé Tiaraju (UTE-ST) foi a primeira termelétrica da Petrobras a ser convertida para operar na modalidade bicombustível. As turbinas a gás e a vapor, funcionando em ciclo combinado, produzem, hoje, 250 megawatts de eletricidade capazes de abastecer um município de 1,2 milhão de habitantes, e consomem por dia  1,1 milhão de metros cúbicos de gás natural ou 1.200 metros cúbicos de óleo combustível para a turbina elétrica.

O calor dos gases de exaustão, liberados pela turbina a gás, é aproveitado para acionar a turbina a vapor.  A Sepé Tiaraju ocupa uma área total de 99 mil metros quadrados.

“A UTE Sepé Tiaraju tem uma posição geográfica estratégica em relação ao centro de consumo de energia elétrica no Rio Grande do Sul e opera com tecnologia de ponta que permite um alto rendimento e aderência aos mais rigorosos padrões ambientais em nível mundial. Completar 15 anos é motivo de muita comemoração para nós, realizamos um trabalho relevante para a sociedade e isso muito nos gratifica”, afirma  Adib Abdalla Kurban, gerente da usina.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE