Petrobras . Agência Petrobras

Mostra de Cinema e Direitos Humanos chega a Porto Alegre

Publicado em: 09/06/2017 18:55:35

FOTO DIVULGAÇÃO

Questões de gênero, acessibilidade e programação para as crianças são alguns destaques da 11ª edição do evento

A 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos está em Porto Alegre e ocupa a Cinemateca Capitólio Petrobras, onde ocorrem exibições de curtas, médias e longas-metragens, até o dia 11 de junho. A mostra, que teve início em 8 de maio, na cidade de Rio Branco, no Acre, é realizada em 27 cidades do país, em centros culturais, instituições públicas e privadas e escolas. O projeto, que termina em 25 de junho no Rio de Janeiro, é uma realização do Ministério de Direitos Humanos, tem a produção nacional do Instituto Cultura em Movimento – ICEM, com patrocínio da Petrobras.

O evento tem o objetivo de consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica e contribuindo para o exercício da solidariedade e do respeito às diversidades. A mostra reúne filmes que tratam de temas como, direitos das pessoas com deficiência, população LGBT, infância e juventude, idosos, negros, mulheres, combate à tortura, situação prisional, democracia, saúde mental, cultura e educação.

Em Porto Alegre, o destaque vai para as produções gaúchas Carol, de Mirella Kruel, e Epidemia de Cores, de Mário Eugênio Saretta, Madrepérola de Deise Hauenstein, De que lado me olhas de Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi e Pobre Preto Puto de Diego Tafarel.

Na programação na capital gaúcha o público pode participar do debate “Ver com os ouvidos: o papel da audiodescrição  na produção audiovisual”, no sábado, dia 10, às 18h, na Sala Multimídia. A atividade, que tem entrada franca, discutirá a recente exigência legal no Brasil, que garante o direito de acesso de pelo menos 36 milhões de pessoas com deficiência visual à arte cinematográfica.

A Mostra em Porto Alegre também conta com a exposição Gestos, Camadas e Contexturas, que estará em cartaz no Capitólio, com seis obras de Tânia Oliveira e curadoria Alexandra Eckert. Até o dia dois de julho, o público poderá conferir o trabalho que tem o ser humano como temática central. As pinturas pretendem transmitir a reflexão da artista sobre corpos delicados e frágeis e coração sensível, de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por algum infortúnio: dor, desespero e melancolia.

Em cada capital, a Mostra fica em cartaz de cinco a seis dias e a expectativa é receber um público de mais de 30 mil pessoas em todo o país. O evento já passou por outros 25 estados e seguirá ainda para o Rio de Janeiro e São Paulo. Todas as exibições são gratuitas. No site http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br é possível ver a programação completa e acompanhar quais sessões serão seguidas de debate e quais terão audiodescrição. 

Petrobras Cultural

O Petrobras Cultural é o programa de patrocínios da Petrobras às artes e a cultura brasileira. Estabelece que os patrocínios culturais sejam realizados a projetos brasileiros com valor cultural destacado, inovadores, com alto potencial de retorno e alinhamento à estratégia de marcas da Petrobras. Os projetos patrocinados seguem linhas de atuação com foco em Música, Artes Cênicas e Audiovisual, incluindo o patrocínio à produção, circulação e ampliação do acesso a produtos culturais, apoio a espaços culturais, festivais e manutenção de grupos, dentre outros.

A atuação da Petrobras junto ao audiovisual brasileiro prima pela diversidade, buscando a conexão com formação de públicos e novos talentos, contemplando projetos que vão do cinema autoral às grandes produções, e festivais que se destaquem pela qualidade e inovação.

11ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Porto Alegre
Data: até 11 de junho
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras
Consulte a programação completa em: http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE