Petrobras . Agência Petrobras

Transpetro reúne poder público e órgãos de segurança em São Paulo para debate sobre segurança em dutos

Publicado em: 06/06/2017 17:51:01

FOTO DIVULGAÇÃO

A Transpetro realizou nesta segunda-feira (5/6), em São Paulo, o Seminário sobre Ações de Terceiros nas Faixas de Dutos. O encontro teve como objetivo alertar as autoridades do estado em relação ao combate ao furto de combustíveis nas faixas de dutos operados pela Companhia.

O seminário reuniu representantes da Transpetro, Petrobras, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Governo de São Paulo, defesas civis e prefeituras do estado.

Durante o encontro foram destacadas as ocorrências de furtos de combustível nos dutos operados pela companhia. De 2011 até maio deste ano a companhia registrou 71 casos em São Paulo.  O presidente da Transpetro, Antonio Rubens Silva Silvino, ressaltou sua preocupação, já que anos atrás ocorria no máximo um por ano no estado.

“Isso representa um risco ambiental e social enorme. Nosso propósito, inclusive com este Seminário, é engajar todos os órgãos para um combate integrado a este tipo de crime. Chegou o momento de agir com ainda mais determinação”, alerta Rubens, lembrando que o transporte de petróleo e derivados, feito por uma rede de 14 mil quilômetros de dutos, é o meio mais seguro e eficiente que existe.

A gerente Executiva de Inteligência e Segurança Corporativa da Petrobras, Maria Regina de Luca, lembra que a Petrobras vem desenvolvendo ações preventivas como convênios com as Polícias e com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), da Procuradoria Geral da Justiça.

Jorge Luiz Nobre Gouveia, gerente da Cetesb, elogiou a atuação da Transpetro nas emergências provocadas por vazamento de combustível motivado por furto. “A comunicação tem funcionado bem. Nesses casos, participamos muito mais na questão de segurança do que na de meio ambiente. Mais do que fiscais, temos sido parceiros da Transpetro nas emergências”, comenta Gouveia.

Na opinião do tenente coronel Rodrigo de Lima Dib, do Corpo de Bombeiros, o seminário foi importante para sensibilizar todos sobre o assunto.  "Devemos atuar cada vez mais na prevenção”.
Para o subsecretário de Petróleo e Gás do Governo de São Paulo, Dirceu Abraão, o caminho do combate a esse tipo de crime passa pela prevenção. “É importante unir os órgãos do Estado neste trabalho”, afirma.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE