Petrobras . Agência Petrobras

Petrobras comemora 35 anos de operação em Cabiúnas com homenagem ao músico Benedicto Lacerda

Publicado em: 11/05/2017 13:57:31

FOTO JUSSARA PERUZZI/ AGÊNCIA PETROBRAS

Em comemoração aos 35 anos de operações em Cabiúnas, Macaé/RJ, a Petrobras realizou nesta quinta-feira (11/5), cerimônia de batismo da área operacional, que passa a se chamar Base Benedicto Lacerda, em homenagem ao compositor, flautista e maestro macaense, falecido em 1958. O gerente da unidade, Paulo Nolasco Nunes Barreto, entregou uma placa a um representante da família do músico e destacou a importância dele para o cenário cultural da cidade. A história de Lacerda inclui parceria com nomes importantes da música popular brasileira, como Herivelto Martins, Ary Barroso e Pixinguinha. Seu conjunto musical acompanhou também artistas consagrados, como Carmen Miranda e Noel Rosa.

O gerente Nolasco disse ainda que Cabiúnas participou de todos ciclos de crescimento da Petrobras neste período e ressaltou o papel fundamental da Unidade de Tratamento de Gás de Cabiúnas - UTGCAB para a atividade de exploração e produção da Petrobras: "Só podemos produzir petróleo se tivermos para onde escoar o gás".

Na presença do vice-prefeito, Vandré Guimarães, dos secretários Tânia Jardim (Cultura) e Gustavo Wagner (Desenvolvimento), da secretária adjunta de Patrimônio, Gisele Cuatiero, e de representantes de instituições ligadas à cultura, como a Sociedade Musical Nova Aurora e a Usina de Fomento, Nolasco também agradeceu ao acolhimento da cidade às atividades da companhia.

Rota 2 leva UTGCAB a recorde de processamento de gás

Paulo Nolasco ainda lembrou de marcos importantes da UTGCAB, maior polo processador de gás natural do Brasil, responsável pelo processamento de 100% do gás escoado da Bacia de Campos e pelo fornecimento de 25% de todo o gás consumido no país.

Ele destacou ainda resultados do Rota 2, gasoduto que  inicia seu segundo ano de operação exportando diariamente 13 milhões de m³ de gás natural do pré-sal da Bacia de Santos para a UTGCAB. Com cerca de 380 quilômetros de extensão, o novo empreendimento contribuiu para um recorde de processamento de quase 25 milhões de m³ de gás por dia, dobrando o volume processado. Além disso, o volume produzido acumulado em gás e produtos ao longo de seu primeiro ano de operação ultrapassa os 3 bilhões de m³.

Os gasodutos que saem do Tecab abastecem preferencialmente o estado do Rio de Janeiro e demais estados da região Sul e Sudeste, atendendo às demandas industriais, térmicas e demais usos. De Cabiúnas, também são exportados gás de cozinha (GLP) e líquido de gás natural (LGN), ambos destinados à Refinaria de Duque de Caxias (Reduc).

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE