Petrobras . Agência Petrobras

Vitória recebe Mostra Petrobras 100 Anos do Cinema Brasileiro de Animação

Publicado em: 09/11/2016 12:03:06

Sessão especial é parte da programação do Festival de Cinema da cidade, que acontece em novembro e tem entrada gratuita

A capital capixaba receberá, de 14 a 19 deste mês, a 23ª edição do Festival de Cinema de Vitória, que reunirá no Teatro Carlos Gomes e no Cine Metrópolis mais de 100 filmes, entre mostras competitivas, não competitivas e sessões especiais, além de debates, oficinas e lançamento de publicações. Já consagrado no circuito nacional da sétima arte, o evento trará aos vitorienses as recentes realizações do cinema brasileiro nos gêneros de ficção, documentário, experimental e animação. A entrada de toda a programação é gratuita.

Patrocinadora do festival desde 2003, a Petrobras dá nome, nesta edição, a uma seleção de produções muito especial. A Mostra Petrobras 100 Anos do Cinema Brasileiro de Animação acontece em 16 de novembro, a partir das 17h, no Teatro Carlos Gomes. Para antecipar a comemoração do centenário dessa arte no Brasil, que acontece em 2017, serão projetadas, em sequência, dez animações escolhidas entre as mais expressivas do gênero no país: "Treiler, a última tentativa", de José Maia; "Novela", de Otto Guerra; "As cebolas são azuis" e "Engolervilha", de Marão; "Amassa que elas gostam", de Fernando Coster; "Espantalho", de Alê Abreu; "Deus é pai", de Allan Sieber; "Vida Maria", de Marcio Ramos; "Dossiê Rê Bordosa", de César Cabral; e "Deixem Diana em paz", de Julio Cavani. A curadoria da Mostra Petrobras é do jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca.

O festival recebe ainda a 20ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas-Metragens, a 6ª Mostra Competitiva de Longas-Metragens, a 5ª Mostra Foco Capixaba, a 5ª Mostra Corsária, a 6ª Mostra Quatro Estações, o 17º Festivalzinho de Cinema, a 3ª Mostra de Animação, a 3ª Mostra Outro Olhares, a Mostra Mulheres no Cinema, a Mostra Cinema e Negritude e o Viradão Novo Cinema de Horror. Os artistas homenageados neste ano são a atriz Dira Paes, o ator e bailarino Markus Konká e o diretor de filmes de animação Otto Guerra. Saiba mais sobre a programação do evento no site www.festivaldevitoria.com.br

Histórias na telona

A Petrobras patrocina o Festival de Cinema de Vitória por meio da linha de "Produção e Difusão", dedicada a projetos com ações em todos os segmentos culturais, da seleção pública Programa Petrobras Cultural. A companhia entende que o evento incentiva a diversidade, os saberes regionais e a inventividade brasileiros. A Mostra Petrobras 100 Anos do Cinema Brasileiro de Animação é a celebração dessa parceria e o reconhecimento da companhia como grande incentivadora da animação no país. Entre as produções do gênero patrocinadas pela Petrobras, estão o filme indicado ao Oscar 2016 "O menino e o mundo" e "Peixonauta" e "Bob Cuspe", que logo entrarão em cartaz, além do patrocínio ao Festival Anima Mundi.

"A Petrobras se orgulha de ser um dos mais importantes motores da retomada do cinema brasileiro, nos anos 1990.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE