Petrobras . Agência Petrobras

Glossário

UCR (unidade de coqueamento retardado)
Realiza a forma mais severa de craqueamento térmico, que transforma resíduo de vácuo em produtos mais leves, produzindo adicionalmente coque.
ULCC
Sigla para ultra large crude carrier, navio petroleiro com capacidade de carga acima de 300 mil toneladas.
Umbilical
Conjunto integrado de linhas que, tipicamente, vai de uma unidade de controle na superfície até os poços no fundo do mar. Existem também umbilicais que interligam unidades de acionamento do BOP (blow out preventer), de superfície, aos painéis de controle remoto. 2. Conjunto de mangueiras hidráulicas e/ou cabos elétricos reunidos em uma mesma estrutura, geralmente em forma cilíndrica.
Unica
União da indústria de cana-de-açúcar, entidade que reúne as empresas produtoras de açúcar e álcool.
Unidade de craqueamento catalítico
Realiza o processo de refino que converte óleos destilados pesados em frações leves de maior valor comercial, tais como gasolinas, gás liquefeito de petróleo (GLP) e naftas.
Unidade de destilação atmosférica
Realiza o processo físico que separa os componentes de uma mistura líquida em função de seus pontos de ebulição. No processo de destilação, o petróleo in natura é fracionado por meio do aquecimento. As partes mais leves são separadas sob a forma de vapor, enquanto as frações mais pesadas continuam líquidas.
Unidade de hidrotratamento de correntes instáveis
Produz diesel de baixo teor de enxofre a partir de correntes de destilação direta e da unidade de coqueamento retardado de petróleo.
Unidade de produção marítima
Unidade de produção instalada no mar, podendo ser fixa ou flutuante, também conhecida como plataforma.
Unidade estacionária de produção
Plataforma de produção fixada ao solo marinho através de sistema de ancoragem, tendões, pernas metálicas ou de concreto.
Unitização
1. Processo que ocorre quando um mesmo reservatório abrange mais de uma concessão exploratória. Neste caso, é necessário dividir os valores produzidos entre as empresas interessadas. Para viabilizar a produção, uma das concessionárias deve ser escolhida como operadora e, por isso, será a responsável pela extração. 2. O processo de unitização, referido na Lei do Petróleo como individualização da produção, tem lugar quando uma jazida de petróleo ou gás natural se estende por dois ou mais blocos contíguos, cujos direitos de exploração e produção pertencem a concessionários diferentes.
UPCGN
Unidade de processamento de condensado de gás natural.
UPGN
Unidade de processamento de gás natural.
Upstream
Atividades de exploração e produção.
Uréia
Derivado de petróleo e gás natural, utilizado como fertilizante, tendo como principal função o fornecimento de nitrogênio.
US GAAP
Accounting principles generally accepted in the United States of America. Padrão contábil norte-americano.
Usina merchant
Usina mercantil que, em geral, destina sua energia para o mercado spot.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE