Petrobras . Agência Petrobras

Glossário

Sale leaseback
Venda e arrendamento do mesmo bem, pelo vendedor, com opção de recompra.
Sapata
1. Fundação superficial com base reforçada e alargada. No caso de plataformas autoelevatórias, é o apoio usado na extremidade das pernas para assentar no leito marinho. 2. Painel de madeira ou aço para apoiar uma estrutura no fundo do mar. No caso de jaquetas, o apoio é provisório até o estaqueamento definitivo. 3. Estrutura utilizada para início de poços jateados em LDA (lâmina de água) que permitam cabos-guia.
Saturação de fluidos
Porcentagem da porosidade da rocha ocupada por determinado fluido.
Scomp
Serviço de compressão de gás.
SEC (Securities and Exchange Commission)
Órgão regulador e fiscalizador do mercado de capitais norte-americano, equivalente, no Brasil, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Sedimento
Material originado por intemperismo e erosão de rochas e solos que é transportado por agentes geológicos (rio, vento, gelo, correntes, etc.) e que se acumula em locais baixos, desde os sopés de encostas e as planícies aluvionares até as grandes bacias geológicas ou sedimentares.
Segunda geração petroquímica
As empresas que formam um polo petroquímico classificam-se em 3 segmentos. As indústrias de segunda geração processam os petroquímicos básicos (eteno, propeno, benzeno, etc.) para fabricar os produtos intermediários (plásticos, borrachas e fibras sintéticas).
Sela trincas
Derivado de petróleo da linha asfáltica, utilizado para preencher e impermeabilizar o vazio das trincas, evitando a entrada de água para o interior do asfalto.
Selo mecânico
Sistema que impede a saída de fluidos do poço para o ambiente.
Separação em fundo de poço
Sistema de separação óleo-água realizado dentro do poço, sendo o óleo produzido com BSW (basic sediments and water) produzido para a superfície e a água separada com algum teor de óleo é reinjetada ou descartada em uma formação não-produtora no próprio poço.
Separador
1. Cilindro de grandes dimensões para separar os fluidos. 2. Equipamento que efetua a separação das fases gasosa e líquida produzidas pelo poço. Certos modelos podem separar a água do óleo e manusear pequenas quantidades de sólidos.
Serviço de transporte firme (STF)
Serviço de transporte no qual o transportador se obriga a programar e transportar o volume diário de gás natural solicitado pelo carregador, até a capacidade contratada de transporte estabelecida no contrato com o carregador.
Serviço de transporte interruptível (STI)
Serviço de transporte que poderá ser interrompido pelo transportador, dada a prioridade de programação do Serviço de transporte firme.
Servidão de Passagem
Ato legal que dá o direito à Petrobras de implantação de uma faixa de domínio numa área que permanece sob a posse do titular proprietário do imóvel. É aplicado principalmente na construção de dutos.
SIN
Sistema interligado nacional.
Sísmica
Técnica de obtenção de informações geológicas por meio da captação de sinais sonoros refletidos nas camadas subterrâneas.
Sísmica de reflexão
Método de mapeamento do subsolo, utilizando ondas sísmicas geradas por fontes artificiais. Medidas são feitas dos tempos de chegada de eventos atribuídos às ondas sísmicas que tenham sido refletidas em interfaces onde há mudanças na impedância acústica. O objetivo é mapear a profundidade, o mergulho e a direção dessas interfaces.
Sobre-estadia
Tempo de permanência, além do prazo acordado, de navio mercante num porto.
Solvente
Líquido volátil que tem o poder de dissolver outra substância sem alterar a composição química original, formando uma mistura uniforme.
Solventes alifáticos
Solventes com predominância de hidrocarbonetos parafínicos, provenientes do fracionamento de naftas e querosenes, originados da destilação de petróleo.
Sonda
Equipamento utilizado para realizar perfurações.
Sonda cross river
Equipamento para extrair petróleo perfurando a rocha de forma mais próxima à horizontal, o que diminui o número de perfurações e o impacto ambiental.
SPE
Society of Petroleum Engineers. Entidade norte-americana que classifica, como a SEC, as reservas de petróleo, mas com critério diferente do utilizado pela SEC.
Spot
Mercado no qual são negociadas quantidades marginais do produto, não cobertas por contratos.
Steam cracking
Craqueamento a vapor. Processo da indústria petroquímica para produção de etileno e propileno.
Stress testing
Em linguagem financeira, é a técnica de avaliação da resposta de uma carteira de ativos ou obrigações a variações extremas de índices e cotações que influenciam essa carteira. O propósito do stress test é quantificar a perda de uma carteira caso ocorra uma situação adversa específica de mercado.
Suezmax
Tipo de navio capaz de transportar cerca de um milhão de barris de petróleo (130 mil a 150 mil toneladas), atendendo às restrições de passagem pelo Canal de Suez.
Swap
Contrato de troca de fluxos de pagamentos entre duas partes. O tipo tradicional de swap de petróleo consiste em um contrato no qual uma parte compra por determinado preço fixo e vende pela cotação futura flutuante.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE