Petrobras . Agência Petrobras

Glossário

Ibama
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Ibovespa
Índice de variação dos preços das ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
IBRX (Índice Brasil)
Índice de preços que mede o retorno de uma carteira teórica composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na Bovespa, em termos de número de negócios e volume financeiro. Essas ações são ponderadas na carteira do índice pelo seu respectivo número de ações disponíveis à negociação no mercado.
IDH
Índice de Desenvolvimento Humano, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
IDHO
Indicador de Desenvolvimento Humano e Organizacional, criado pela Gestão & RH Editora para analisar as mil maiores empresas brasileiras.
IDO
Índice de Disponibilidade Operacional. Indicador da quantidade de horas em que um navio esteve operando ou pronto para operar em relação ao total de horas de um determinado período.
IGC (Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada)
Índice, calculado pela Bolsa de Valores de São Paulo, que mede o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa.
IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna)
Índice de variação de preços apurado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas. É um dos indicadores de variações de preços adotados na economia nacional.
Imageamento de poço
Técnica gráfica de avaliação, baseada na representação do poço feita por meio de imagens obtidas por perfis.
Imageamento sísmico
Operação por meio da qual o campo de onda registrado é transformado na imagem dos refletores
Impairment
É o ajuste contábil decorrente de um teste de imparidade, cujo resultado é a diferença entre o valor recuperável do ativo no presente e a projeção do fluxo de caixa (sobre a produção futura). Isto é, ele representa a parte do ativo contábil que, naquele momento, não é recuperável. Em cumprimento à Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76), toda empresa com ações negociadas em bolsa é obrigada a analisar, pelo menos, uma vez ao ano essa diferença de valor contábil - suscetível à variáveis internas e externas, como depreciação, variação cambial, valor do barril de petróleo etc -, e registrá-la nos balanços da companhia.
Índice de octano
Indicador da capacidade de um produto de resistir a altas pressões sem que ocorra explosão espontânea.
Índice de sucesso exploratório
Número de poços exploratórios com presença de óleo ou gás em relação ao número total de poços exploratórios perfurados e avaliados, no ano em curso.
Individualização da produção
Viabilização, por um projeto único, do desenvolvimento e da produção de uma jazida que se estende por áreas de concessão pertencentes a concessionários diferentes ou que se estende por área pertencente a um concessionário e por área não concedida, de forma a otimizar a recuperação e garantir as melhores práticas da indústria do petróleo.
Injeção de água
Método de recuperação secundária de uma reserva. A água injetada força a saída do petróleo existente.
INPI
Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Intervalo permeável
Intervalo de rocha porosa capaz de armazenar e produzir fluidos.
Investment grade
Nível de classificação de risco a partir do qual a empresa é considerada de baixo risco, e portanto seus valores mobiliários podem ser adquiridos por investidores mais conservadores. Em português utiliza-se o termo Grau de Investimento.
IPO
Initial public offering ou oferta pública inicial.
IPT
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
IRR (índice de reposição de reserva)
Variação do volume recuperável provado de óleo e gás em relação à produção acumulada em determinado período (geralmente o ano em curso).
ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial)
Índice que reflete o retorno de uma carteira teórica composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. As empresas cujas ações (incluindo ordinárias e preferenciais) compõem o índice foram selecionadas por suas políticas, práticas de gestão, desempenho e cumprimento legal de obrigações no que diz respeito a eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social, natureza do produto e governança corporativa. O ISE é resultado de uma iniciativa pioneira na América Latina, que busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações.
ISO 14001
Norma internacional, elaborada e gerenciada pela International Organization for Standardization, que especifica os requisitos de sistemas de gestão ambiental, visando, inclusive, à certificação desses sistemas.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE