Petrobras . Agência Petrobras

Glossário

E&P
Exploração e produção de petróleo e gás natural.
E-commerce
Comércio em que as transações são feitas no cyberspace. O relacionamento é virtual e os produtos ou serviços utilizam-se de uma mídia digital. É também conhecido como comércio virtual ou comércio eletrônico.
E-procurement
Processo eletrônico, via internet, de compra de materiais e aquisição de serviços.
EBITDA
Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization expenses = resultado antes de juros, impostos, depreciação e despesas de amortização.
Ecomps
Estações de compressão.
Eficiência Energética
É o desenvolvimento de soluções que visam a orientar e implementar o uso racional de energia, com diminuição dos custos e eliminação dos desperdícios sem perda da qualidade, através da introdução de novas tecnologias e mudanças de hábitos de consumo.
Elevação artificial
Forma de elevação de petróleo utilizada quando, em um poço, a pressão de fundo em fluxo disponível não é suficiente para conduzir os fluidos produzidos até a superfície na vazão desejada.
Embarcação de apoio
Embarcação utilizada para operações offshore de transporte de passageiros, de cargas sólidas ou líquidas a granel, bem como para serviços de reboque, lançamento de âncoras e inspeção submarina.
Empresa brasileira de navegação (EBN)
Empresa com sede no país, autorizada a operar pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário - Antaq, que tem como objetivo o transporte aquaviário. Designa, também, programa da Petrobras de incentivo à construção no país de navios para transportadores de petróleo e derivados.
Enxofre
Usado na produção de ácido sulfúrico, detergentes, sabão em pó, borracha e no ramo agropecuário. Pode ser extraído de minas de enxofre perfuradas a grandes profundidades, nos metais que possuem enxofre como impurezas ou ainda na recuperação de gases ácidos de petróleo.
EPC (Engineering, procurement and construction)
Engenharia, suprimento e construção. Empresa ou conjunto de empresas responsável pela execução das fases de projeto, aquisição de material e contratação de serviços, visando à construção de determinada obra.
EPE
Empresa de Pesquisa Energética.
Estação de bombeamento
Conjunto de equipamentos destinados a transmitir energia mecânica ao petróleo ou derivados, para permitir seu deslocamento ao longo dos dutos.
Estanqueidade
Propriedade de o navio possuir casco que permaneça intransponível pela água em que flutua, qualquer que seja o estado do mar.
Estibordo
Lado direito do navio.
Estrato
Camada de terreno.
Etanol
Álcool etílico, que no Brasil é obtido por meio da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar e é usado como combustível de automóveis.
Etanol anidro combustível
Álcool etílico anidro combustível ou etanol anidro combustível destina-se a compor mistura com a gasolina A, na formulação da gasolina C.
Etanol hidratado combustível
Álcool etílico hidratado combustível ou etanol hidratado combustível destinado à venda no posto revendedor para o consumidor final.
Eteno ou etileno
Produto petroquímico básico da família das olefinas leves (C2H4), produzido a partir da nafta ou do etano.
EVTE
Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica.
Exploração
Etapa que envolve o mapeamento e interpretação de dados geofísicos e geológicos, para identificação das áreas das bacias sedimentares com maior potencial para a ocorrência de acumulações de petróleo e gás natural, a perfuração de poços pioneiros e, em caso de descoberta de uma acumulação, a sua delimitação por meio da perfuração de poços de extensão. Nesse caso, é também feita a avaliação da produtividade das camadas de reservatórios portadoras de petróleo ou gás natural.
Exsudação
Emanação natural de hidrocarboneto (petróleo e gás), proveniente de uma jazida.
Extrato aromático
Produto resultante da extração de aromáticos com solventes em plantas de óleos lubrificantes, que tem aplicações na fabricação de borrachas.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE