Petrobras . Agência Petrobras

Glossário

C&F
Cost and freight. Custo e frete.
Cabeça de poço
Estrutura metálica superior de um poço de petróleo, utilizada para o acoplamento de árvore-de-natal preventora de erupções e religações. O termo também é usado abrangendo as bases de perfuração.
Cabotagem
Navegação realizada entre portos do mesmo país, podendo utilizar como referência acidentes geográficos.
Calado
Distância vertical entre a superfície da água - linha de flutuação ou linha d'água - e a parte mais baixa da embarcação.
Campo
Área produtora de petróleo ou gás natural tendo um ou mais reservatórios, em profundidades variáveis.
Campo maduro
Área de exploração de petróleo que já atingiu o ápice de produção e pode ser revitalizada com novas tecnologias para ampliar o volume de óleo extraído.
Capacidade contratada de entrega
Capacidade diária de retirada de gás natural em determinado ponto de entrega que o transportador se obriga a disponibilizar para o carregador (empresa que contrata o gás natural do produtor, os serviços de processamento de gás natural e o serviço de transporte de gás natural do transportador, com a finalidade de efetuar a venda de gás natural às companhias distribuidoras locais).
Capacidade instalada
Capacidade de processamento da unidade autorizada pela ANP.
Capacidade nominal
Capacidade de processamento para a qual uma instalação industrial é projetada.
Capex (CAPital EXpenditures)
Gastos de capitais ocorridos quando uma empresa investe na compra, melhoramento, desenvolvimento ou extensão da vida de ativos físicos, tais como infraestruturas, equipamento, sistemas, propriedades, etc. que tenham um período de vida útil (produzam benefícios) superior ao exercício (um ano).
Carburante
Produto químico cuja combustão permite obter energia mecânica em motores térmicos.
Carga (total) processada
Total de petróleo cru, somado às correntes de reprocessamento e derivados intermediários, processado nas plantas de destilação.
Carga fresca processada
Total de petróleo cru processado nas plantas de destilação.
Carga processada
Volume total de óleo ou gás processados em uma refinaria.
Casco
Corpo do navio ou de plataformas de petróleo sem mastros, módulos, heliportos, aparelhos acessórios ou qualquer outro arranjo.
Catalisador
Substância que, sem sofrer alteração, acelera ou retarda uma reação química.
Catenária
Curva plana assumida por um fio suspenso pelas extremidades, sob a ação única de seu próprio peso.
Cavalo-de-pau
Unidade de bombeio utilizada em poços terrestres.
CDE (Conta de Desenvolvimento Energético)
Criada pela Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002, e regulamentada pelo Decreto 4.541, de 23 de dezembro de 2002. Diz o artigo 13º dessa lei: "Visando o desenvolvimento energético dos Estados e a competitividade da energia produzida a partir de fontes eólica, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, gás natural e carvão mineral nacional, nas áreas atendidas pelos sistemas interligados, promover a universalização do serviço de energia elétrica em todo o território nacional e garantir recursos para atendimento à subvenção econômica destinada à modicidade da tarifa de fornecimento de energia elétrica aos consumidores finais integrantes da Subclasse Residencial Baixa Renda..."
Central de matéria-prima petroquímica (CPQ)
Unidade de processamento de condensado, gás natural, nafta petroquímica e outros insumos para produzir matérias-primas para a indústria química (eteno, propeno, butenos, butadieno e suas misturas, benzeno, tolueno, xilenos e suas misturas).
Centro coletor de álcool
Terminal para armazenamento de álcool.
Certificado de depósito interbancário (CDI)
Título que lastreia operações de empréstimo entre instituições financeiras.
Certificado de recebível imobiliário (CRI)
Valor mobiliário lastreado em créditos imobiliários, de emissão exclusiva das companhias securitizadoras, criado para a captação de recursos dos investidores institucionais, em prazos compatíveis com as características do financiamento imobiliário.
Cessão de direitos
Venda, cessão, transferência ou qualquer outra forma de alienação de todos ou qualquer parte dos direitos e obrigações do concessionário.
Cesta de referência da OPEP
Saharan Blend (Argélia), Minas (Indonésia), Bonny Light Nigéria), Arab Light (Arábia Saudita), Dukhan (Catar), BCF-17 (Venezuela), Iranian Heavy, Kuwait Crude, Es Sider (Líbia), Murban (Emirados Árabes Unidos) e Basrah (Iraque).
Chumbo tetraetila
Aditivo para aumentar o poder antidetonante da gasolina. Altamente poluente. Foi eliminado totalmente da gasolina produzida no Brasil.
Ciaba
Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém do Pará, responsável pela formação de oficiais da marinha mercante brasileira.
Ciaga
Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro, responsável pela formação de oficiais da marinha mercante brasileira.
Ciclo aberto
Também denominado simples. Empregado em usinas termelétricas, ocorre quando operam apenas turbinas a gás, sem reaproveitamento do gás descartado no processo.
Ciclo combinado
Utiliza também vapor (quente), além do gás natural, para acionar as turbinas de uma usina termelétrica.
Ciclo diesel
Ciclo termodinâmico utilizado em motores com explosão espontânea, que usam óleo diesel como combustível.
Ciclo Otto
Ciclo termodinâmico utilizado em motores nos quais a explosão se dá a partir de uma centelha. Utiliza como combustível gasolina, álcool ou sua mistura.
Cide
Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, é um tributo previsto constitucionalmente, de competência exclusiva da União. Por meio da Lei nº 10.336, de 19 de dezembro de 2001, instituiu-se a Cide, incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool etílico combustível.
CIF
Cost, insurance and freight. Custo, seguro e frete. Seguro e frete por conta do vendedor.
Cimento asfáltico (CAP)
Derivado de petróleo destinado ao uso direto na construção de revestimentos asfálticos.
City gate ou ponto de entrega
Ponto onde o produto movimentado é entregue pelo operador ao carregador ou a outro destinatário por este indicado.
CNaval
Centro de Engenharia Naval e Oceânica.
CNCO
Centro Nacional de Controle Operacional, responsável pelo monitoramento informatizado da malha de oleodutos e gasodutos da Transpetro.
CNPE
Conselho Nacional de Política Energética.
CO (monóxido de carbono)
Gás incolor e inodoro, altamente tóxico, produzido na queima incompleta de combustíveis.
Cogeração
Geração simultânea de eletricidade e energia térmica, por meio do uso sequencial de quantidades de energia de uma mesma fonte.
Cogeração com ciclo combinado
Cogeração utilizada quando a demanda de vapor e água quente é menor que a capacidade de produção de energia térmica do ciclo simples. Nesse caso, além da produção de vapor e água quente, a usina produz também energia elétrica a partir do vapor.
Coinv
Coordenação de Inspeção, Aceitação e Veto de Navios.
Combustível fóssil
Combustível que tem origem nos remanescentes de matérias orgânicas (plantas e animais), como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, óleos combustíveis) e o carvão mineral.
Commodity
Bem físico produzido na agricultura, mineração ou processo industrial, objeto de transações comerciais. Normalmente sujeito a classificação de qualidade ou padronização.
Completação de poços
Conjunto de operações (instalação de tubulações para conduzir os fluidos até a superfície) destinadas a colocar um poço de óleo ou gás em operação. Instala-se na boca do poço um conjunto de válvulas (árvore-de-natal) para controlar a produção.
Concessão
Contrato administrativo mediante o qual a ANP outorga a empresas que atendam aos requisitos técnicos, econômicos, jurídicos e fiscais por ela estabelecidos o exercício das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no território nacional.
Concessionário
Empresa constituída sob as leis brasileiras, com sede e administração no Brasil, com a qual a ANP celebra contrato de concessão para exploração e produção de petróleo ou gás natural em bacia sedimentar localizada no território nacional.
Condensado
Líquido de gás natural obtido no processo de separação normal de campo, que é mantido na fase líquida nas condições de pressão e temperatura de separação.
Conference call
Conferência telefônica.
Consumo aparente
Soma das parcelas referentes à produção e à importação de um produto, menos o volume exportado.
Consumo interno
O mesmo que consumo próprio. Parcela de derivados de petróleo e gás consumida pela própria unidade de produção.
Contato óleo/água (O/A)
Por diferença de densidade, a água se localiza na parte inferior e o óleo na parte superior do reservatório. O contato óleo/água é o que define este limite.
Coque de FCC
Produto que se deposita na superfície do catalisador, resultante da degradação do gasóleo nas unidades de craqueamento catalítico. É queimado no processo de regeneração contínua do catalisador, fornecendo energia para o aquecimento de carga e para geração de vapor nas refinarias.
Coque de petróleo
Produto sólido (90 a 95% carbono) obtido por craqueamento de resíduos pesados. Queima sem deixar cinzas. Combustível para metalurgia e indústria de cerâmica.
Coqueamento retardado
Forma mais severa de craqueamento térmico, transforma resíduo de vácuo em produtos mais leves, produzindo adicionalmente coque.
Core business
O negócio básico de uma companhia. No caso de petróleo, é o upstream e o downstream.
Correlação
Relação quantitativa entre duas variáveis que, embora sugerindo alguma conexão entre ambas, não garante a existência de uma dependência funcional.
Craqueamento
Processo utilizado para transformar óleos pesados em derivados de petróleo mais leves, como o GLP (gás liquefeito de petróleo) e a nafta. O craqueamento pode ser catalítico (realizado com catalisadores) ou térmico (com a presença de vapor d'água).
CRE
Centro de Resposta a Emergência.
Crédito de carbono
Criados pelo Protocolo de Quioto, os créditos de carbono são certificados emitidos pela Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudanças do Clima, referentes a projetos que reduzam emissões de gases de efeito estufa em países em desenvolvimento. Esses créditos podem ser adquiridos por países desenvolvidos que não conseguiram cumprir suas metas de redução de emissão de gases de efeito estufa.
Creduto
Centro Nacional de Reparo de Dutos da Petrobras, unidade de capacitação e geração de tecnologia para reparos e outras intervenções em gasodutos e oleodutos, localizado no Terminal de Guarulhos, em São Paulo.
Critério de robustez
Premissas conservadoras associadas às variáveis que mais afetam o retorno econômico de um projeto (preços, volumes, etc.) ou de uma carteira de investimento utilizadas na avaliação de projetos de investimento e de planos de negócio com o objetivo de verificar sua rentabilidade e solidez em condições desfavoráveis à Companhia.
Cru reduzido
Fração mais pesada do petróleo, obtida no processo de destilação atmosférica.
CTDut
Centro de Tecnologia em Dutos, que visa à promoção do desenvolvimento de pesquisas avançadas com testes de novas tecnologias, treinamento e certificação de equipamentos.
CTF (controle total de frotas)
É um sistema de abastecimento totalmente automatizado, que visa a agilizar e otimizar o processo de abastecimento de frotas pela Petrobras Distribuidora.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE