Petrobras . Agência Petrobras

Glossário

Bacia
Trecho da crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem conter petróleo e gás natural, associados ou não.
Bacia sedimentar
Depressão na crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem ser portadoras de petróleo e gás, associados ou não.
Back testing
Técnica que consiste basicamente na utilização de dados históricos em um modelo para avaliar a precisão de sua resposta no passado.
Balanced scorecard (BSC)
Descrito por Kaplan e Norton, é mais do que um sistema de medidas táticas ou operacionais. Uma estratégia e uma visão explícitas formam a base das quatro perspectivas (financeira, de clientes, de processos e de aprendizado e conhecimento). Para cada uma delas, são formulados objetivos estratégicos, medidas, metas específicas e planos de ação.
Bandeira branca
Posto revendedor de combustíveis derivados de petróleo, etanol, gás natural veicular, biodiesel e outros produtos relacionados que não exibe a marca da distribuidora de onde adquire produtos.
Barril
Unidade de medida de volume equivalente a 158,98 litros, ou 0,15898 metro cúbico (m3).
Barril de óleo equivalente (BOE)
Unidade utilizada para permitir comparar (converter), em equivalência térmica, um volume de gás natural com um volume de óleo. A conversão do gás é feita à taxa de 1.000 m³ de gás por 1 m³ de petróleo = 6,290100 barris de petróleo.
Base de distribuição
Instalação que recebe, armazena e distribui derivados de petróleo, etanol, gás natural veicular, biodiesel e outros produtos relacionados.
BBL
Abreviatura de barril.
Benzeno
Líquido incolor, volátil, com cheiro característico, utilizado como solvente e como matéria-prima para obtenção de diversos produtos.
Betume
O mesmo que asfalto.
Betume natural
Porção do petróleo encontrada em estado sólido ou semissólido nas condições de reservatório. Usada no passado para impermeabilização ou iluminação.
Bill of Lading
Documento legal oficial que informa quem é o proprietário da carga; documento negociável para receber a carga; contrato entre o embarcador e o armador.
Biocombustível
Combustível produzido a partir de fontes vegetais e animais. Exemplos: etanol e biodiesel.
Biodiesel
Combustível alternativo ao diesel, renovável e biodegradável, obtido a partir da reação química de óleos de origem animal ou vegetal com álcool, na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação). Pode ser obtido também pelos processos de craqueamento e esterificação.
Biodiesel B3
Percentual de 3% de biodiesel que é adicionado ao diesel mineral. Este é o percentual de mistura em vigor no País desde julho de 2008.
Biodiesel B5
Percentual de 5% de biodiesel que é adicionado ao diesel mineral. Esta proporção deverá ser obrigatória no Brasil a partir de 2013.
Biomassa
Derivados recentes de organismos vivos - vegetais ou animais - utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), por serem resultado de várias transformações, que requerem milhões de anos para acontecer. O termo biomassa remete a recurso natural renovável, enquanto os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
Bloco
Pequena parte de uma bacia sedimentar onde são desenvolvidas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.
BLS
sigla do inglês Bow Loading System. Sistema de posicionamento dinâmico e de carregamento de navio pela proa.
BOE
Abreviatura de barril de óleo equivalente.
BOEPD
Abreviatura de barris de óleo equivalente por dia. O mesmo que BOE/dia.
Bombeamento centrífugo submerso submarino (BCSS)
Sistema para levar petróleo à superfície. Colocado ao lado de um poço submarino, é menos sujeito a falhas que os convencionais, gerando economia.
Bombordo
Lado esquerdo do navio.
Bônus de assinatura
Montante ofertado pelo licitante vencedor na proposta para obtenção da concessão de petróleo ou gás natural, não podendo ser inferior ao valor mínimo fixado pela ANP no edital da licitação e devendo estar pago no ato da assinatura do contrato de concessão.
BPD
Abreviatura de barris por dia. O mesmo que BBL/dia.
BR GAAP
Sigla que em inglês significa Generally Accepted Accounting Principles in Brazil, representa os princípios contábeis geralmente aceitos no Brasil.
Brent
Mistura de petróleos produzidos no Mar do Norte, oriundos dos sistemas petrolíferos Brent e Ninian, com grau API de 39,4º e teor de enxofre de 0,34%.
BS 8800
Norma que especifica os requisitos de sistemas de gestão da saúde e segurança ocupacionais, visando, inclusive, à certificação desses sistemas.
BSR
Bóia de sustentação de risers.
BSW
Sigla de Basic Sediments and Water. Porcentagem de água e sedimentos em relação ao volume total do fluido produzido.
BTU
Sigla de British Thermal Unit. Unidade de medida de energia, corresponde à quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de uma libra (0,454 kg) de água de 39,2º F para 40,2º F.
Bunker
Óleo combustível para abastecer navios.
Business to business
Denominação de empresas que vendem produtos ou prestam serviços para outras.
Butano
Gás empregado como combustível doméstico. Ver gás liquefeito de petróleo (GLP). Também utilizado como fonte de calor industrial (em caldeiras, fornalhas e secadores).

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE