Petrobras . Agência Petrobras

Glossário

Abandono de área
1. Ato de retirar, de forma ordenada, todas as pessoas da área interna afetada por uma emergência. 2. Processo constituído pelo abandono de poços e a desativação das instalações na área de concessão.
Abandono de campo
Processo que compreende abandono de poços, desativação e alienação ou reversão de todas as instalações de produção.
Abandono de poço
Processo, ou resultado do processo, no qual um poço é tamponado para evitar a migração de fluidos entre as várias formações penetradas pelo furo. Ocorre quando o poço é considerado subcomercial ou seco.
Abandono permanente de poço
Abandono que ocorre quando não há interesse de retorno para a continuidade das operações no poço.
Abandono temporário de poço
Abandono quando há interesse de retorno para continuidade das operações no poço.
Abissal
Relativo a profundidades oceânicas, muito além dos limites da plataforma continental, em geral com mais de 4.000 metros. É comumente referido como ambiente de fundo.
ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas. É o instituto nacional de padronização. O correspondente nos EUA é o American National Standards Institute (ANSI).
Acidificação
Aplicação de ácido nas paredes dos poços de gás ou óleo para remover qualquer material que obstrua a entrada do fluido no poço. É muito utilizado em formações carbonáticas, como carbonatos, para incrementar a porosidade. 2. Operação de bombeio de ácidos e solventes químicos para restauração de produtividade/injetividade.
Acumulação de petróleo
Qualquer quantidade de petróleo descoberto, explotável ou não, já testado através da perfuração de poços.
ADR - American Depositary Receipts
São certificados negociáveis nos Estados Unidos e que representam uma ou mais ações de uma companhia estrangeira. Um banco depositário norte-americano emite os ADRs contra o depósito das ações subjacentes, mantidas por um custodiante no país de origem das ações.
Aerofotogrametria
Coleta de informações sobre a topografia de uma região por meio de fotografias aéreas.
Aerogerador
Gerador que tem como função transformar energia eólica (vento) em energia elétrica.
Aframax
Navio-tanque que permite a operação em portos comerciais, com capacidade variando entre 100 e 120 mil toneladas de porte bruto.
Afretamento
Contrato de aluguel mediante o qual se obtém o direito de utilizar uma embarcação (de produção, perfuração, suprimento, etc.).
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
Órgão regulador do setor de petróleo e gás natural no Brasil.
Agente antipó
Produto derivado de petróleo, da linha asfáltica, destinado à aplicação em vias não pavimentadas, que serve como impermeabilizante.
Agente rejuvenescedor
Produto derivado de petróleo utilizado para regenerar o asfalto envelhecido e oxidado.
Água de formação
Propriedades relacionadas à água presente no reservatório antes do início da injeção de água.
Água de injeção
Água injetada em reservatório para forçar a saída do petróleo. Este método, conhecido como recuperação secundária, é empregado quando a pressão do poço mostra-se insuficiente para expulsar naturalmente o petróleo.
Água de xisto
Líquido resultado da acumulação de água em rochas por 250 milhões de anos. Rico em nitrogênio, enxofre e silício, pode ser usado na fabricação de fertilizantes.
Aguarrás
Solvente com alto poder de solvência, produzido a partir do processamento de frações intermediárias de petróleo. Esse solvente tem aplicação em diversos segmentos industriais, tais como indústria de tintas, vernizes, limpeza em geral, ceras, resinas, graxas, gráfica, lavagem a seco, polimento e herbicidas.
Águas profundas
Profundidade d'água entre 300 e 1.500 metros.
Águas rasas
Profundidade d'água entre 0 (zero) e 300 metros.
Águas ultraprofundas
Profundidade d'água superior a 1.500 metros.
Alçaponamento
Anomalia na geometria de uma sequência de rochas que gera condições de acumulação de petróleo. O mesmo que trapa.
Álcool etílico
É o etanol, derivado do etano.
Álcool etílico anidro carburante (AEAC)
Chamado de álcool anidro, é utilizado em mistura com a gasolina para aumentar o poder antidetonante em motores de ciclo Otto (a gasolina e a álcool). A quantidade de água encontrada no álcool anidro deve ser ínfima.
Álcool etílico hidratado carburante (AEHC)
Conhecido como álcool hidratado. Utilizado no Brasil como combustível em motores de ciclo Otto. Também utilizado para fins industriais. Contém pequeno percentual de água.
Álcool metílico
É o metanol, derivado do metano.
Amarra
Corrente formada por elos, em geral reforçados com malhetes (studs), que segura a unidade flutuante à âncora.
American Depositary Receipts (ADR)
Certificados negociáveis nos Estados Unidos e que representam uma ou mais ações de uma companhia estrangeira.
Âncora torpedo
Utilizada para ancoragem de navios, linhas e risers.
Ancoragem
Conjunto de materiais utilizados para o posicionamento seguro das unidades marítimas em unidades ancoradas ou bases/portos.
ANP
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
API
Instituto Americano de Petróleo.
Apropriação de Reserva
Posicionamento de reserva de petróleo e gás natural em uma das seguintes categorias: "provadas", "prováveis", "possíveis" e "desenvolvidas".
Aquífero
Intervalo permeável contendo água de qualquer natureza, passível de ser destinada ao uso público ou industrial, ou quando esta for responsável pelo mecanismo de produção de um reservatório ou jazida de petróleo e/ou gás natural.
Aquisição 2d
Obtenção de dados sísmicos bidimensionais. Conjunto de dados de reflexão sísmica integrantes de uma linha 2D ou de uma linha isolada, extraída de um levantamento 3D.
Aquisição 3d
Obtenção de dados sísmicos tridimensionais. Dados sísmicos obtidos a partir de uma densa rede superficial de estações receptoras. O processamento desses dados leva ao imageamento tridimensional dos refletores de superfície.
Aquisição 4d
Repetição sistemática de aquisições 3D, com parâmetros os mais próximos possíveis das aquisições anteriores.
Aquisição sísmica
Qualquer forma de registro de ondas sísmicas.
Área de cobertura
A área sobre a superfície sendo investigada por um dispositivo de sensoriamento remoto é dada, aproximadamente, pelo produto da largura do feixe, em radianos, pela altitude da plataforma de sensoriamento remoto.
Área de locação
Área terraplanada destinada aos equipamentos e instalações de apoio necessárias à perfuração do poço.
Armador
Pessoa física ou jurídica que arma a embarcação, isto é, prepara-a para navegar e a explora comercialmente.
Arpel
Associação Regional de Empresas de Petróleo e Gás Natural da América Latina e Caribe.
Arqueação
Ato de medir o volume dos espaços internos de um tanque ou de uma embarcação.
Arrasamento de poço
Remoção de todos os equipamentos de superfície instalados no poço, inclusive o corte dos revestimentos ao nível da base do antepoço, seguido do seu aterramento, após ter sido realizado o abandono definitivo.
Árvore-de-natal
Equipamento mecânico instalado na cabeça de poço, composto, basicamente, de conectores e válvulas, cuja função é interligar as tubulações internas e externas ao poço, bem como permitir o controle do fluxo de fluidos através dele. Pode ser: árvore-de-natal molhada e árvore-de-natal seca.
Árvore-de-natal molhada
1. Árvore-de-natal instalada em poço produtor ou injetor submarino e que se encontra no fundo do mar. 2. Equipamento de segurança e de controle do fluxo de óleo e gás do poço, que permite o fechamento do poço em caso de emergência. Composto basicamente de conectores e válvulas, atuados hidraulicamente, conectado à cabeça dos poços submarinos.
Árvore-de-natal seca
1. Árvore-de-natal instalada em poços de terra ou em plataformas marítimas. 2. Conjunto de válvulas, instalado em poços terrestres ou poços de completação seca, utilizado para controle dos fluidos produzidos e/ou injetados e para fechamento do poço por motivos operacionais, de manutenção ou segurança.
Asfalto
Betume. Mistura de hidrocarbonetos obtida como resíduo de destilação do petróleo bruto e usada principalmente na pavimentação de estradas e ruas.
Asfalto-borracha
Asfalto modificado por borracha moída de pneus. Além de ser uma forma nobre de dar destino aos pneus inservíveis, resolvendo um grande problema ecológico, o uso de borracha moída de pneus no asfalto melhora as propriedades e o desempenho do revestimento asfáltico.
ASME
Sigla em inglês da American Society of Mechanical Engineers (Associação Americana de Engenharia Mecânica).
Atracação
Operação de amarrar um navio a outro ou ao cais.
Automação de poços
Controle em malha fechada dada pela aquisição, em tempo real, das variáveis operacionais do poço (sensores), processamento destas (sinal de controle) e ação direta sobre o processo (atuadores), que permite a identificação e correção de problemas operacionais, com minimização de riscos e aumento da segurança operacional. Esse sistema de controle tem como objetivo o aumento da produtividade e a redução dos custos.
Autossuficiência
Conceito comumente usado, é a situação em que o país produz petróleo em volume igual ou maior ao que pode processar em suas refinarias de maneira a atender à demanda nacional. Sob esse prisma, o Brasil é autossuficiente desde 2006, quando a demanda interna e a capacidade de refino estavam em torno de 1,7 milhão de barris por dia e a produção da Petrobras alcançou 1,8 milhão de barris por dia.

×

Acesso ao Conteúdo

Exclusivo para jornalistas cadastrados.

×

Esqueci minha senha

×

Enviar notícia

Preencha o formulario abaixo para enviar a notícia:

× Crédito AGÊNCIA PETROBRAS

A Equipe Mitsubishi Petrobras, formada pelo piloto Guilherme Spinelli e pelo navegador Youssef Haddad, disputa a 21ª edição do Rally dos Sertões.

×

TESTE